sábado, 23 de março de 2013

Beringela ajuda a emagrecer???


Berinjela emagrece e reduz o colesterol. Confira outros benefícios

pesquisas com o vegetal ganham destaque

Por Renata Demôro

Pouco presente na dieta do brasileiro, a berinjela reúne qualidades que não passam despercebidas aos olhos dos pesquisadores. Estudos recentes apontam resultados positivos do vegetal na perda de peso, redução do colesterol e complicações cardíacas, entre outros. A seguir, confira os benefícios da berinjela:
  • 1
    Reduz o colesterol
    Em 1997, pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. No ano passado, estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha de berinjela como melhor opção para o controle do colesterol. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Nutrição Integral, diz que “a farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal e é mais indicada do que o suco e o consumo do vegetal in natura. De sabor agradável, semelhante à farinha de mandioca, ela deve ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. Duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes”. A nutricionista ressalta que a berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol, com remédios.
  • 2
    Emagrece
    A pesquisa realizada pela UFRJ, comparou mulheres obesas que ingeriram 14g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período. Como consequência, as mulheres que consumiram a farinha de berinjela também viram reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. “Além do alto teor de fibras, que provoca saciedade e diminui a fome, a berinjela é composta por 92% de água. Sua função diurética também é bem-vinda para a perda de peso e bom funcionamento dos rins”, diz a nutricionista Paula Castilho.
  • 3
    Reduz dores articulares
    Segundo o estudo da UFRJ, a farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares. “Apesar das qualidades, a berinjela estimula a formação de radicais livres no organismo, que pode provocar envelhecimento precoce. Para evitar o problema é preciso associar o consumo frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola, que combatem os radicais livres”, explica a nutricionista Paula Castilho.
  • 4
    Melhora a função intestinal
    De acordo com a nutricionista Paula Castilho, “a berinjela é rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal. Sua farinha reduz o desconforto causado pela prisão de ventre, mas é preciso beber, no mínimo, 1 litro de água por dia. Hidratadas, as fibras facilitam a evacuação”.
  • 5
    Diminui o risco cardíaco
    Paula Castilho explica que o consumo de flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, está sendo relacionado com a diminuição de complicações cardíacas. “Pesquisas também mostram que o potássio do vegetal ajuda a controlar a pressão arterial”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO ,OPINIÃO OU CRÍTICA!!